Marcas na História - 2025
No dia 13 de fevereiro, os alunos do 8º. ano tiveram a oportunidade de conversar com o fotógrafo Jorge Bacelar, na sequência do trabalho desenvolvido nas disciplinas de Geografia e de SELF em articulação com a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto Marcas na História.
Dia da Internet Segura 2025
DIA INTERNET SEGURA 2025 de Isabel Maria Pereira da Costa
Programa de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu
Encontro Transfronteiriço Portugal e Espanha pelos Caminhos da Paz
Serpa, 24 e 25 de janeiro 2025
Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2025, realizou-se, na Escola Secundária de Serpa, o Encontro Transfronteiriço Portugal-Espanha - Pelos Caminhos da Paz, uma iniciativa que reuniu professores de escolas EPAS dos dois países, de forma a promover o diálogo e a cooperação em torno da paz e da cidadania europeia.
O programa European Parliament Ambassador Schools (EPAS) é uma iniciativa do Parlamento Europeu e tem como objetivo promover a cidadania europeia e o conhecimento sobre a União Europeia. Através deste programa, as escolas participantes tornam-se "Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu", incentivando os alunos a compreender melhor o funcionamento das instituições europeias, os seus direitos enquanto cidadãos da UE e a importância da participação democrática.
Visita Cultural e Solidária
Visita Cultural e Solidária dos Alunos do 10.º A, 11.º A e 11.º B
Os alunos do 10.º A, 11.º A e 11.º B participaram no dia 11 de fevereiro numa visita de estudo que articulou cultura e solidariedade. A visita começou no Museu do Oriente, onde exploraram o choque de culturas ao longo dos tempos, refletindo sobre a importância do diálogo intercultural na construção de sociedades mais inclusivas.
De seguida, os alunos e as professoras Ana Carvalhal, Isabel Costa e Isabel Carvalho deslocaram-se à sede da AMI, onde aprofundaram o conhecimento sobre o papel do voluntariado e a relevância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17, que promove parcerias para a implementação de metas globais.
Num gesto de compromisso social, os estudantes organizaram previamente uma campanha de recolha de t-shirts e chapas de raio-X, que entregaram à AMI. Para além disso, deram nova vida às t-shirts recolhidas, transformando-as em sacos de tecido reutilizáveis, contribuindo assim para a luta contra a pobreza e promovendo práticas sustentáveis.
Exposição "Arte no Holocausto"
Exposição "Arte no Holocausto" na Escola EB 2,3/S José Relvas - Alpiarça assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
No âmbito das comemorações do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, assinalado a 27 de janeiro, a Biblioteca Escolar promove a exposição "Arte no Holocausto", um conjunto de painéis que mostram obras criadas durante o período do Holocausto (1939-1945) por 20 artistas, dos quais cerca de metade não sobreviveu.
A exposição foi cedida pelo Museu Yad Vashem, instituição de referência na preservação da memória do Holocausto, e foi impressa com o apoio da Autarquia. Estará patente na escola até ao final do mês de fevereiro, permitindo que alunos, professores e restante comunidade escolar possam refletir sobre a importância da memória e da resistência através da arte.
AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Nº 8 - 2024/2025
AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO Nº 8 - 2024/2025
CONTRATAÇÃO DE ESCOLA
Docente do Grupo de Recrutamento 330
files/AVISO_DE_ABERTURA_DE_CONCURSO_N_8_GR330.pdf
Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas
Foram divulgadas, no dia 29 de janeiro de 2025, as Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas Escolas, bem como as respetivas folhas informativas destinadas aos diretores de Agrupamentos de Escolas (AE), docentes, alunos e encarregados de educação.
Os referidos documentos foram apresentados pela Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta, no decorrer do Seminário “Aprender Mais Agora”, realizado no Convento de São Francisco, em Coimbra, um evento enquadrado pela aprovação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 140/2024, de 17 de outubro, que instituiu o Plano «Aprender Mais Agora», e dedicado à reflexão e análise dos seguintes eixos prioritários:
- Melhorar a Aprendizagem
- Integração e Sucesso de Alunos Migrantes