Inovar +

inovarmais

SIGE 3

sige3

Moodle

moodle

Email

inovarmais

P.A.A.

ESTUDAR EM TEMPO DE PANDEMIA

Escrito por Escola. Publicado em SPO

ESTUDAR EM TEMPO DE PANDEMIA
GUIA PARA PAIS E CUIDADORES

Durante o período de ensino à distância, os pais e encarregados de educação vêm-se confrontados com o enorme desafio de apoiar as suas crianças e adolescentes no estudo, enquanto têm de gerir toda a rotina familiar e, muitas vezes, ainda cumprir as suas responsabilidades profissionais. É muito para gerir e é normal que, por vezes, o cansaço ameace levar a melhor. No entanto é importante acreditar que se vai conseguir, um dia de cada vez, e que os esforços darão resultado.
Para ajudar as famílias neste desafio, partilhamos o documento "Estudar em tempo de pandemia - guia para pais e cuidadores" (Ordem dos Psicólogos Portugueses).

Era uma vez um vírus

Escrito por Escola. Publicado em SPO

Esta semana partilhamos um recurso para os alunos mais novos, o livro "Era uma vez um vírus", da autoria da enfermeira e escritora Carmen Garcia.

Trata-se de um livro que pretende informar as crianças sobre o coronavírus, assim como dos cuidados a adotar para nos protegermos do contágio, a nós e aos outros. E tudo isto de forma lúdica, através de rimas simples e divertidas, que pretendem sossegar e reduzir a ansiedade dos mais pequenos! Recomenda-se a sua leitura em família.

E como voltamos ao confinamento...

Escrito por Escola. Publicado em SPO

E como voltamos ao confinamento, ao teletrabalho com crianças e ao E@D, julgamos importante divulgar estratégias e dicas que permitam proteger a saúde mental e emocional, assim como salvaguardar a harmonia das relações dentro dos sistemas familiares. Assim, partilhamos o guia "Covid-19 - Caixa de ferramentas para manter a saúde psicológica - segundo confinamento", da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Se procurarmos, encontraremos certamente algumas estratégias úteis e facilmente adaptáveis à nossa personalidade e à nossa realidade familiar. Não é nada fácil, mas vamos conseguir!

Mantenham-se em segurança, com muita saúde física e psicológica.

Continuamos por aqui, estamos juntos.

As psicólogas do SPO

COVID19 - Serviço de Psicologia e Orientação 6

Escrito por Escola. Publicado em SPO

Esta semana recomendamos a leitura de “Sugestões de atividades para as famílias em isolamento com crianças”, com exercícios e tarefas que visam promover o desenvolvimento de várias áreas: esquema corporal, organização do pensamento, linguagem, emoções e autoestima, relação com os outros, autonomia, criatividade e imaginação.

Propomos ainda o livro “Dias de uma família fechada em casa” e o “jogo da memória-emoções”. Para jogar basta aceder em baixo e escrever o primeiro e último nome.

Com votos de um desconfinamento tranquilo e em segurança,

As psicólogas do SPO

COVID19 - Serviço de Psicologia e Orientação 5

Escrito por Escola. Publicado em SPO

Ainda que o ser humano possua uma extraordinária capacidade de adaptação a novos contextos, esta pandemia que estamos a vivenciar alterou o nosso quotidiano, afetando-os a todos sem exceções.
As famílias passam mais tempo em casa, partilhando o mesmo espaço, o que pode potenciar tensão, conflitos e violência doméstica.
A violência doméstica é um crime público e uma questão de Direitos Humanos, é da responsabilidade de todos. Qualquer cidadão pode e deve apresentar queixa e denunciar uma situação de violência doméstica.

Neste sentido partilhamos o livro “Isolamento com direitos conter o vírus e a violência doméstica”.
Sugerimos ainda o “Manual de primeiros socorros para pais e filhos” e o jogo “Descobre a frase escondida!”. Para jogar basta aceder ao link e escrever o primeiro e último nome.

Vamos estar atentos. Vamos oferecer ajuda.
As psicólogas do SPO

M. da Educação

C.M. de Alpiarça

CF Lezíria do Tejo

APEEA

 

Localização

Quem está online

Temos 20 visitantes e 0 membros em linha

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies.
Mais Informação Ok