Inovar +

inovarmais

SIGA

Moodle

moodle

Email

inovarmais

P.A.A.

Noticias do Agrupamento

SESSÃO DISTRITAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS

Escrito por Escola. Publicado em Agrupamento

A Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens (ensino secundário), círculo de Santarém, teve lugar na Casa do Campino, em Santarém, entre as 09h00 e as 18h30, do dia 14 de março.

Entre os 54 jovens deputados que fizeram parte desta sessão, provenientes de 18 escolas do distrito, estavam os representantes da Escola EB 2,3/S José Relvas, de Alpiarça. Três jovens promissores que, além de demonstrarem mais uma vez as suas competências argumentativas, encantaram no domínio das relações interpessoais. Falamos do Eduardo Monteiro, da Angelina Mendes e do Rúben Delares, os três deputados que deram voz às medidas apuradas na sessão escolar, para enfrentar o problema a debate este ano, a saúde mental nos jovens: a) dinamização de ações de sensibilização e de informação para a comunidade escolar conducentes à adoção de medidas de prevenção na área da saúde mental; b) criação uma App de diagnóstico de Saúde Mental; c) Psicóloga à distância de um clique: criação de um canal de comunicação anónimo entre alunos e psicólogo(a).

A análise deste problema da saúde mental nos jovens, apesar de não ser um problema novo, tem vindo a ganhar dimensão nos últimos tempos. Os dados apontam o agravamento da Saúde Mental, em especial a partir do contexto pandémico que vivemos, e a experiência diz-nos que os jovens tendem a isolar-se, a fechar-se, dominando muitas vezes a vergonha de procurar ajuda. Os jovens de Alpiarça sublinharam que trabalhar este tema, bem como receber apoio e acompanhamento é um direito da comunidade escolar, em particular dos nossos jovens. A frequência da escola coincide com um tempo e um espaço de excelência no processo de desenvolvimento e estruturação da personalidade. Não podemos continuar a trabalhar apenas o corpo. A mente sã é fundamental para a saúde do humano. É importante que, entre as muitas coisas que compõem o currículo, se abra lugar para desconstruir estereótipos, promovendo ações que levem os jovens a desenvolver competências de identificação de sintomas e de mobilização de estratégias de enfrentamento aos problemas relacionados com a saúde mental.

Endereçamos, mais uma vez, saudações democráticas a todos os jovens participantes do Projeto Parlamento dos Jovens, felicitando-os pela cidadania ativa. As medidas apuradas na sessão distrital e levadas à sessão nacional serão tidas em consideração no processo de deliberação do governo em matéria de saúde mental nos jovens. A todos um obrigado pela capacidade de fazer escola que, desde a Grécia Antiga, significa um espaço para discutir ideias, filosofar e aprender.

Fotos

Pin It

M. da Educação

 

C.M. de Alpiarça

CF Lezíria do Tejo

APEEA

 

Localização

Quem está online

Temos 40 visitantes e 0 membros em linha

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies.
Mais Informação Ok