SIGA

ORGULHO NO NOSSO AGRUPAMENTO

No dia 15 de dezembro decorreu a realização de um vídeo sobre uma Prática de Referência, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular realizada pela Direção-Geral da Educação (DGE).
Foram realizados 86 vídeos a nível nacional e o nosso Agrupamento representa os Agrupamentos do Centro de Formação da Lezíria do Tejo.
Foi-nos dada a possibilidade de escolher uma nova disciplina do Plano de Inovação ou uma Medida no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular para apresentarmos. Por acharem o Domínio de Autonomia Curricular (DAC) de Biologia e Geologia e Física e Química A do ensino secundário uma Medida interessante foi essa que divulgámos.
A turma filmada foi o 10º A do curso de Ciências e Tecnologias com as docentes das disciplinas citadas Micaela Leitão e Isabel Carvalho.
O vídeo foi-me enviado apenas hoje, acompanhado do texto abaixo.

Agradeço aos alunos dos 10ºA pela excelente apresentação que fizeram e pela forma como se comportaram. O vídeo tem pouco tempo, mas as filmagens demoraram várias horas.
Agradeço também às docentes das disciplinas envolvidas, Micaela Leitão e Isabel Carvalho por todo o empenho e disponibilidade, à coordenadora dos Projetos, professora Lina Duarte por toda a ajuda prestada, à Dra. Maria Alexandra Forte, Representante AFC/Assessora do Centro de Formação da Lezíria do Tejo pela colaboração e disponibilidade sempre demonstradas e aos proprietários da Galeria N118, em Alpiarça onde foi realizada parte das filmagens. Obrigada pelo trabalho que temos feito em parceria e que se revela bastante importante para as aprendizagens dos nossos alunos.
Por fim, um obrigada a toda a comunidade educativa, em especial a todos os docentes que se têm envolvido no Plano de Inovação, nos DAC e nos mais variados projetos e que, com muito esforço, têm feito com que muitas das nossas práticas/medidas se estejam a revelar um sucesso para os nossos alunos.
Sei do esforço que os professores fazem, do trabalho extra que realizam comparativamente com os docentes que lecionam a matriz do currículo nacional e, por isso, estou-lhes muito grata e orgulhosa pelos resultados.
E assim terminamos o ano escolar 2021/22. Que o próximo seja igualmente proveitoso e muito positivo para todos e que a saúde nunca nos falte.
OBRIGADA
Isabel Silva
Diretora

“Caro/a Diretor/a /Presidente da CAP Representante AFC

A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, encorajou as escolas a realizarem o extraordinário exercício de (re)pensarem as suas práticas, em prol da equidade e da qualidade das aprendizagens para todos os alunos.
Do compromisso conjunto dos agentes educativos - Escolas e representantes AFC - surgiram meritórias soluções de trabalho colaborativo e cooperativo, de transformação organizacional, de gestão dos alunos e do trabalho, de interdisciplinaridade e articulação do currículo e de modalidades de avaliação ao serviço do ensino e das aprendizagens, das quais a V/ escola se tornou um vivo exemplo. Assim, foi possível a realização de 86 vídeos, que reportam a diversidade de abordagens executadas a partir dos princípios da equidade e da qualidade das aprendizagens. A difusão destes filmes teve como ato inaugural o 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022, que contou com a presença de cerca de 800 convidados, seguindo-se duas iniciativas editoriais que estarão concluídas a breve trecho, a saber, uma página eletrónica e uma publicação que reúnem este manancial de vivências.
Porque esta tarefa não teria sido possível sem a V/participação, empenho e disponibilidade, muito agradecemos a V/ colaboração na produção do recurso relativo ao V/ Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada e cuja hiperligação vos enviamos: https://youtu.be/DhsIXGOZvgs.
Ao fim de 4 anos de Autonomia e Flexibilidade Curricular, acreditamos que este movimento de mudança da Escola só foi possível com a dedicação dos Diretores e o envolvimento dos Docentes e da Comunidade Escolar, cuja dinâmica de sinergias sustentam uma Escola de todos e para todos com +Currículo, +Sucesso e +Equidade.
Bem hajam.
Os melhores cumprimentos,