ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 20/21

DIVULGAÇÃO DE PROPOSTAS PARA O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS ANO LETIVO 2020-2021

Projeto A (9ºA)

A turma A do 9º ano, no âmbito do Projeto «Orçamento Participativo de Escolas», pretende equipar algumas salas de aula com cadeiras e mesas, pois é o principal local da escola. Neste momento, existem alunos que se sentam em cadeiras com braço que não possuem espaço para colocar o material. A nossa turma não possui este problema, no entanto, gostaríamos de ajudar outras turmas. Para além disso pensamos que para o ano ainda teremos de manter a distância e o problema irá subsistir. É muito triste um aluno chegar à sala de aula e ter de se deslocar a outras salas para pedir cadeiras ou mesas. Isto aconteceu e se não se alterar continuará a acontecer. Propomos que as mesas adquiridas sejam individuais, assim a distância é assegurada, como por exemplo as que se encontram nas seguintes imagens

Projeto B (11ºC)

Vivemos numa época onde a tecnologia avança aceleradamente e dominam a nossa geração. Hoje em dia, raramente vemos crianças a brincarem na rua como antigamente, os próprios pais e famílias, de um modo geral, contribuem para que o futuro das crianças, muitas vezes, dependa das tecnologias. Os tempos livres de hoje passam-se de forma diferente do que acontecia há algumas décadas atrás. Os recreios das escolas raramente conhecem o traçado da "macaca" no chão e o girar dos piões (Zenhas, 2002). Grande parte destes jogos e brincadeiras tradicionais encantam e fazem parte do quotidiano de várias gerações de crianças. O maior problema reside no facto de, atualmente estarem a cair no esquecimento das pessoas devido às transformações do ambiente urbano, da influência da televisão e dos jogos eletrónicos. O poder da internet, nomeadamente das 3 novas tecnologias, tem vindo a provocar este mesmo esquecimento. Não nos podemos esquecer que o jogo contribui para o desenvolvimento integral da criança, nomeadamente nas áreas corporal, intelectual, afetiva e social. São muitos os ganhos nesses domínios, pelo que apenas se destacam os seguintes: solicitação e coordenação dos sentidos visuais, auditivo e quinestésico; desenvolvimento de diferentes destrezas, como, por exemplo, o equilíbrio, a velocidade, a força, a agilidade e a lateralidade; desenvolvimento de competências de atenção e de concentração; desenvolvimento de competências de antecipação e de rapidez e flexibilidade de reação; desenvolvimento da imaginação; apreensão lógica de dados físicos e matemáticos; reforço da autoestima; aquisição de aprendizagens significativas; promoção da cooperação e da entreajuda; desenvolvimento de competências de inter-relacionamento com os colegas; aceitação e respeito pelas regras. Os jogos são um instrumento privilegiado de educação, socialização e integração sócio motora, constituindo uma atividade extraordinariamente rica para a integração em grupo, orientação espacial, sentido rítmico e enriquecimento da linguagem corporal da criança (Almeida, 2014). A nossa proposta tem como objetivo principal a criação de espaços nos recreios onde hajam marcações para a execução de diferentes jogos, os quais serão praticados em algumas aulas, como forma de aprendizagem e de motivação para a sua prática informal durante as horas de recreio. Pretendemos assim, recuperar, recriar e incluir os jogos tradicionais nos recreios, reavivar as memórias e tradições antigas e procurar que permaneçam vivos nos recreios escolares. Muitas são as potencialidades educativas dos jogos lúdicos e são vários os contextos que permitem a sua operacionalização. Os recursos materiais para a sua execução são bastante acessíveis através da aquisição de materiais específicos de pintura (pincéis, rolos, fitas isolantes, moldes e tintas de variadas cores), bem como de recursos humanos para a implementação nos espaços de prática, contando com os alunos pertencentes ao Curso Profissional de Técnico de Desporto, pois já adquiriram competências na implementação de jogos lúdicos na Escola EB1/JI de Alpiarça.