Plano de emergência

PLANO DE EMERGÊNCIA

INSTRUÇÕES GERAIS

Instruções Gerais

1. Se houver uma situação de emergência na Escola ela dispõe do seguinte alarme acústico para aviso de evacuação: 3 toques de campainha, interrompidos por pausas.
  2. É à Direção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações.
  3. A coordenação da evacuação das turmas é feita pelo professor e um aluno nomeado para o efeito e designado CHEFE DE FILA (auxiliar de evacuação). Em caso de evacuação, este segue à frente da turma, enquanto o professor é o último a sair, por forma a socorrer algum aluno que precise e a certificar-se de que não fica ninguém na sala.
  4. Ao ser determinada a evacuação das instalações, não se preocupe com o material escolar, siga rigorosamente as normas de evacuação.
  5. Os alunos devem sair da sala em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado, seguindo as setas de saída, as instruções dos coordenadores de evacuação e dos sinaleiros e que ocupam os locais estratégicos (pontos críticos), conforme previamente definido.
  6. Não pare nunca nas portas de saída. Estas devem estar completamente abertas e livres. Cabe aos funcionários, previamente designados, a abertura completa das portas. No entanto, alunos, professores e funcionários devem saber abrir completamente as portas para qualquer eventualidade na falta dos funcionários que têm essa função.
  7. Se tiver que utilizar as escadas, respeite a ordem previamente definida para o acesso ao corredor de escada previamente atribuído à sua turma e mantenha-se integrado na fila. Não volte atrás.
  8. Compete ao professor manter a ordem no ponto de reunião previamente definido para cada turma e proceder à conferência dos alunos, pelo que estes não devem abandonar o local sob qualquer pretexto e sem a devida autorização.
  9. O regresso à normalidade é definido exclusivamente pela Direção da Escola que informará pelos meios que considere convenientes.
  10. Se, numa situação de emergência, se encontrar isolado, verifique se não há perigo de deixar o local onde se encontra. Siga as setas de indicação de saída e dirija-se para o ponto de reunião previamente estipulado. Caso não consiga sair, lembre-se que deve sempre assinalar a sua presença.

Zonas de concentração Escola Sede

Zonas de concentração EB1/JI