Controlo de Alunos
Plano de Emergência
Evacuação Urgente de Escola
Controlo dos Alunos
- Na situação de evacuação urgente dos edifícios escolares, no momento e no local da concentração, é necessário exercer o controlo de quem está e não está, a fim de desencadear, se necessário, uma ação de salvamento pelos meios de socorro externo (bombeiros) a alguém em situação crítica.
- Assim, caberá a cada professor que enquadra uma turma exercer o referido controlo nessa turma. Para isso, deverá, logo que se encontre com a turma na respetiva zona de concentração, verificar as presenças dos alunos e registar, no impresso que está disponível no fim de todos os livros de ponto, os alunos que estão a faltar na zona de concentração.
-
Convirá conhecer a situação dos alunos a faltar na zona de concentração. Por isso, na folha de registo das faltas indicam-se várias situações possíveis:
1. Alunos a faltar todo o dia;
2. Alunos a faltar só a um tempo (falta intercalar);
3. Alunos que não faltaram à aula mas faltam na zona de concentração. - Mesmo em relação aos alunos a faltar todo o dia, convirá que o professor averigue junto dos outros alunos se há notícia da presença deles na Escola.
- Os alunos que não se encontram em sala de aula, numa situação de emergência devem concentrar-se na zona reservada à sua turma.
- Pede-se pois ao Professor que registe a falta dos alunos no impresso, marcando com uma cruz (X), à frente do nome do aluno, a coluna correspondente à situação constatada.
- Este procedimento (marcação das faltas) deverá ser rápido, a fim de disponibilizar o “impresso de registo de faltas” que o Professor deverá entregar a um elemento que percorrerá as várias zonas de concentração das turmas.
- O Professor e a Turma devem permanecer na respetiva zona de concentração, de forma organizada, até que a Direção Executiva dê indicação para regressar às salas ou “destroçar”.