Procedimentos para Alunos
Alunos
Normas Gerais de Segurança
- Zelar pela não danificação do material de combate a incêndios que exista na escola (extintores, mangueiras de incêndio) pois, em caso de emergência, esse material é imprescindível e muito importante.
- Respeitar as proibições e avisos que se referem à segurança.
- Informar os professores, funcionários ou Conselho Executivo, de qualquer situação anormal que possa pôr em risco a segurança de todos, de forma a prevenir o acidente.
Procedimentos a adotar em caso de incêndio
- Não entrar em pânico.
- Abandonar o local de forma Rápida e ordeira, seguindo o trajeto indicado nas plantas de emergência. Nunca voltar atrás, nem parar nas portas de saída ou nas escadas.
- Ajudar sempre os colegas mais assustados, evitando que eles entrem em pânico.
- Quando na sala de aula, seguir as instruções do professor e abandonar o local em grupo. formando uma coluna.
- Dirigir-se com o(a) professor(a) e os colegas para o local de concentração.
Procedimentos a adotar em caso de sismo.
- Quando estiver em qualquer espaço coberto da escola,
- nunca correr para a saída,
- Manter-se afastado das janelas, lâmpadas, móveis ou objetos grandes ou pesados.
- Proteger-se debaixo das portas interiores, nos cantos da sala ou do edifício e debaixo das mesas de madeira.
- Após o 1° abalo, acontecem Outros de menor intensidade (réplicas), por isso só se deve abandonar a sala ou o local quando se ouvir o sinal de alarme ou se forem dadas instruções 'nesse sentido por professores ou funcionários.
- Quando for dado o sinal para abandonar o local, devem ser seguidas à risca todas as regras de evacuação em caso de incêndio atrás referidas.
- Depois de sair do edifício, em direção ao ponto de concentração, deverão manter-se afastados do mesmo, dos muros e das colunas (pilares) que poderão desabar .
- Quando se encontrarem no recinto exterior, na altura do abalo, devem encaminhar-se logo para o ponto de concentração, sempre afastados das construções que podem desabar.