
Instruções Gerais
PLANO DE EMERGÊNCIA
INSTRUÇÕES GERAIS
Instruções Gerais
- Se houver uma situação de emergência na Escola ela dispõe do seguinte alarme acústico para aviso de evacuação: 3 toques de campainha, interrompidos por pausas.
- É à Direção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações.
- A coordenação da evacuação das turmas é feita pelo professor e um aluno nomeado para o efeito e designado CHEFE DE FILA (auxiliar de evacuação). Em caso de evacuação, este segue à frente da turma, enquanto o professor é o último a sair, por forma a socorrer algum aluno que precise e a certificar-se de que não fica ninguém na sala.
- Ao ser determinada a evacuação das instalações, não se preocupe com o material escolar, siga rigorosamente as normas de evacuação.
- Os alunos devem sair da sala em fila indiana, sem corridas, mas em passo apressado, seguindo as setas de saída, as instruções dos coordenadores de evacuação e dos sinaleiros e que ocupam os locais estratégicos (pontos críticos), conforme previamente definido.
- Não pare nunca nas portas de saída. Estas devem estar completamente abertas e livres. Cabe aos funcionários, previamente designados, a abertura completa das portas. No entanto, alunos, professores e funcionários devem saber abrir completamente as portas para qualquer eventualidade na falta dos funcionários que têm essa função.
- Se tiver que utilizar as escadas, respeite a ordem previamente definida para o acesso ao corredor de escada previamente atribuído à sua turma e mantenha-se integrado na fila. Não volte atrás.
- Compete ao professor manter a ordem no ponto de reunião previamente definido para cada turma e proceder à conferência dos alunos, pelo que estes não devem abandonar o local sob qualquer pretexto e sem a devida autorização.
- O regresso à normalidade é definido exclusivamente pela Direção da Escola que informará pelos meios que considere convenientes.
- Se, numa situação de emergência, se encontrar isolado, verifique se não há perigo de deixar o local onde se encontra. Siga as setas de indicação de saída e dirija-se para o ponto de reunião previamente estipulado. Caso não consiga sair, lembre-se que deve sempre assinalar a sua presença.
Zonas de concentração:
Controlo de Alunos
Plano de Emergência
Evacuação Urgente de Escola
Controlo dos Alunos
- Na situação de evacuação urgente dos edifícios escolares, no momento e no local da concentração, é necessário exercer o controlo de quem está e não está, a fim de desencadear, se necessário, uma acção de salvamento pelos meios de socorro externo (bombeiros) a alguém em situação crítica.
- Assim, caberá a cada professor que enquadra uma turma exercer o referido controlo nessa turma. Para isso, deverá, logo que se encontre com a turma na respetiva zona de concentração, verificar as presenças dos alunos e registar, no impresso que está disponível no fim de todos os livros de ponto, os alunos que estão a faltar na zona de concentração.
- Convirá conhecer a situação dos alunos a faltar na zona de concentração. Por isso, na folha de registo das faltas indicam-se várias situações possíveis:
1. Alunos a faltar todo o dia;
2. Alunos a faltar só a um tempo (falta intercalar);
3. Alunos que não faltaram à aula mas faltam na zona de concentração. - Mesmo em relação aos alunos a faltar todo o dia, convirá que o professor averigúe junto dos outros alunos se há notícia da presença deles na Escola.
- Os alunos que não se encontram em sala de aula, numa situação de emergência devem concentrar-se na zona reservada à sua turma.
- Pede-se pois ao Professor que registe a falta dos alunos no impresso, marcando com uma cruz (X), à frente do nome do aluno, a coluna correspondente à situação constatada.
- Este procedimento (marcação das faltas) deverá ser rápido, a fim de disponibilizar o “impresso de registo de faltas” que o Professor deverá entregar a um elemento que percorrerá as várias zonas de concentração das turmas.
- O Professor e a Turma devem permanecer na respetiva zona de concentração, de forma organizada, até que a Direção Executiva dê indicação para regressar às salas ou “destroçar”.
Procedimentos para Professores
Normas de evacuação (Professores )
Procedimentos a adoptar em caso de incêndio.
Ao sinal de alarme, deverá repetir a ordem de evacuação com voz calma e autoritária de forma a evitar o pânico.
- Ordenar ao Delegado/Subdelegado da turma que estiver a leccionar para abrir a porta da sala e conduzir os restantes alunos, atrás de si, no caminho de evacuação.
- Dirigir os alunos para as saídas indicadas) orientando a sua deslocação para os locais de concentração (trajecto indicado nas plantas de emergência).
- Não deixar os alunos regressarem sob qualquer pretexto.
- Verificar no local de concentração (através do livro de ponto),' se falta algum dos alunos que estavam presentes na sala.
- Permanecer com os alunos no local de concentração até receberem instruções das entidades competentes.
Procedimentos a adoptar em caso de sismo.
- Manter os alunos afastados das janelas, lâmpadas, móveis ou objectos grandes ou pesados.
- Ordenar aos alunos que se protejam debaixo das mesas, nos cantos das salas ou debaixo das portas interiores.
- Transmitir a todos as ordens com voz calma e segura, de forma a evitar o pânico.
- Após o 1° abalo, seguem-se Outros de menor intensidade (réplicas), por isso não deve deixar os alunos abandonarem ,a sala e os locais de protecção, sem ter a certeza que estes já não correm perigo ou sem ter ouvido sinal de alarme.
- Quando for seguro abandonar o local, dê a ordem de evacuação e oriente os alunos no percurso de evacuação, em direcção ao ponto de concentração.
- Ao sair do edifício em direcção ao local de concentração, verifique se todos se mantêm afastados do mesmo, dos muros e das colunas (pilares) susceptíveis de cair. O professor dentro da sala de aula deverá actuar como CERRA FILA
Instruções Especiais de Actuação para a Equipa de Evacuação – Cerra Fila
- Objectivo: Definição das acções a tomar pelo Cerra fila.
- Âmbito / Aplicabilidade: Sempre que ocorra um cenário de sinistro.
- Responsabilidade / Destinatários: Cerra Fila (Professor/ Funcionário /Aluno) .
- Modo Operatório: Logo que se ouça o sinal sonoro de evacuação da zona , deve :
- Assegurar que foram aplicadas as instruções especificas de actuação.
- Caso seja professor e esteja em aula levar consigo o livro de ponto.
- Garantir que as pessoas em dificuldades são ajudadas.
- Cada individuo com dificuldades deve ser ajudado por dois indivíduos sem problemas.
- Assegurar que ninguém fica para trás.
- Impedir que as pessoas voltem para trás.
- Efectuar a conferencia dos alunos utilizando a relação da turma existente no livro de ponto, preencher a folha de controle de presenças existente no livro.
- Aguardar no ponto de encontro , com o grupo , até novas ordens , ajudando a manter o grupo tranquilo.
Procedimentos para Alunos
Alunos
Normas Gerais de Segurança
- Zelar pela não danificação do material de combate a incêndios que exista na escola (extintores, mangueiras de incêndio) pois, em caso de emergência, esse material é imprescindível e muito importante.
- Respeitar as proibições e avisos que se referem à segurança.
- Informar os professores, funcionários ou Conselho Executivo, de qualquer situação anormal que possa pôr em risco a segurança de todos, de forma a prevenir o acidente.
Procedimentos a adoptar em caso de incêndio
- Não entrar em pânico.
- Abandonar o local de forma Rápida e ordeira, seguindo o trajecto indicado nas plantas de emergência. Nunca voltar atrás, nem parar nas portas de saída ou nas escadas.
- Ajudar sempre os colegas mais assustados, evitando que eles entrem em pânico.
- Quando na sala de aula, seguir as instruções do professor e abandonar o local em grupo. formando uma coluna.
- Dirigir-se com o(a) professor(a) e os colegas para o local de concentração.
Procedimentos a adoptar em caso de sismo.
- Quando estiver em qualquer espaço coberto da escola,
- nunca correr para a saída,
- Manter-se afastado das janelas, lâmpadas, móveis ou objectos grandes ou pesados.
- Proteger-se debaixo das portas interiores, nos cantos da sala ou do edifício e debaixo das mesas de madeira.
- Após o 1° abalo, acontecem Outros de menor intensidade (réplicas), por isso só se deve abandonar a sala ou o local quando se ouvir o sinal de alarme ou se forem dadas instruções 'nesse sentido por professores ou funcionários.
- Quando for dado o sinal para abandonar o local, devem ser seguidas à risca todas as regras de evacuação em caso de incêndio atrás referidas.
- Depois de sair do edifício, em direcção ao ponto de concentração, deverão manter-se afastados do mesmo, dos muros e das colunas (pilares) que poderão desabar .
- Quando se encontrarem no recinto exterior, na altura do abalo, devem encaminhar-se logo para o ponto de concentração, sempre afastados das construções que podem desabar.








