Olimpíadas Nacionais da Filosofia
A XI edição das Olimpíadas Nacionais de Filosofia (ONF) teve lugar nos passados dias 3 e 4 de março no Instituto Politécnico de Santarém, envolvendo oitenta alunos do Ensino Secundário, de 40 escolas de todo o País, e 40 professores.
A Escola E.B. 2,3/S José Relvas, de Alpiarça, participou no evento com dois alunos, sob coordenação da professora Sónia Rodrigues, o Bernardo Mendes, do 10ºA, e o Rúben Delares, do 12ºB, cujo trabalho e postura nos deixaram a todos muito orgulhosos.
As ONF são o maior evento de Filosofia para alunos do ensino secundário realizado em Portugal, estando a dinamização a cargo da PROSOFOS, Associação para a Promoção da Filosofia, que conta com o apoio da Direção Geral de Educação, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Sociedade Portuguesa de Filosofia e, entre outras entidades, da Associação de Professores de Filosofia. Todos estes quadrantes trabalham, recordou a presidente da PROSOFOS, Drª Vera Vicente, no sentido de desenvolver aqueles que assume como os principais objetivos desta associação, contribuir para a formação de pessoas integrais e cidadãos críticos e responsáveis, capazes de enfrentar os desafios e riscos da contemporaneidade, bem como promover e valorizar a educação filosófica ao nível do ensino secundário e valorizar a importância da formação e da reflexão filosóficas junto da opinião pública.
A competição consistiu na realização de um ensaio filosófico, durante um período de 3h, sobre um tema escolhido entre quatro propostos e conhecidos apenas no momento da sua realização. Esta prova avalia o conhecimento e as habilidades filosóficas dos participantes, permitindo apurar os estudantes que irão representar Portugal nas XXXI Olimpíadas Internacionais de Filosofia, que se realizam este ano, entre os dias 11 e 14 de maio, em Olímpia, na Grécia.
Além da prova, as Olimpíadas Nacionais da Filosofia também incluíram atividades lúdicas, momentos musicais, Peddy-Papers “à descoberta do gótico”, debates e palestras que visaram estimular o pensamento crítico e o diálogo filosófico.
Após um longo processo de apreciação e avaliação, por professores do ensino secundário e por uma comissão científica, composta por professores de universidades de Filosofia do País, foram conhecidos os três primeiros premiados, com medalhas de ouro, prata e bronze e sete menções honrosas. Nas onze edições das Olimpíadas Nacionais de Filosofia, em 5 medalhas de ouro e 5 de prata, pelo menos 3 medalhas de ouro são de alunos de escolas do ensino secundário de Santarém, o que deve servir para estimular os nossos alunos à participação e à reflexão filosófica.