IMPACTO DO CORONAVIRUS NA EDUCAÇÃO FORMAL

Em Portugal, todos os estabelecimentos de ensino, incluindo as creches, encerraram oficialmente a partir do dia 16 de março, no âmbito das medidas relativas à prevenção, contenção e mitigação do novo coronavírus.

Dois dias após esta iniciativa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, juntamente com o apoio do conselho de estado decretou o estado de emergência, “pelo menos até final do mês”.

Estas medidas que, por um lado condicionaram o funcionamento do ensino em Portugal em todos os níveis, desde as creches aos estabelecimentos de ensino superior, por outro, conferiram suporte (financeiros) aos pais e respetivos cuidadores durante o estado de emergência.

E agora como fazer? Como “dar as aulas?” Educação informal???????

Foi lançar mãos à obra: procurar apoio nas plataformas digitais ao nosso serviço, ao nosso alcance.

Assim, foram realizadas reuniões pelo ZOOM, WhatsApp, criação de equipas TEAMS, enviar e-mail atrás de e-mail, SMS, MMS, chamadas atrás umas das outras, cópias dos materiais e matérias em suporte de papel para todos os discentes., ações de formação TIC, em linha, sobre todos os recursos digitais possíveis e imagináveis, (importantíssimos neste momento).

A Escola encarregou-se de solucionar os casos de alunos que não tinham computadores ou INTERNET em casa, e nós docentes realizámos Planos de Aulas “Ensino à Distância” - E@D, para que nenhum aluno, nenhum jovem ficasse para trás.

Diariamente as matérias foram lecionadas, via ZOOM na presença de todos os alunos.

Se para alguns foi fácil, para outros foi um pouco mais complexo tanto para professores como paras os seus alunos.

Resultado, o ano letivo terminou e os alunos obtiveram bons resultados, foram muito recetivos às aulas à distância, (mantendo-se na sua zona de conforto), criativos com estas novas plataformas digitais e realizaram trabalhos produtivos.

Trabalhos realizados pelos alunos: