CIRCUITO DA REUTILIZAÇÃO DOS MANUAIS ESCOLARES

Caros Encarregados de Educação,

Estamos certos de que apenas com o envolvimento de todos os encarregados/as de educação se poderá reafirmar o regime da gratuitidade dos manuais escolares, através de uma efetiva política de reutilização que se impõe fomentar através do MEGA -Manuais Escolares Gratuitos.
O regime de gratuitidade de manuais escolares implica a prática de reutilização, numa perspetiva de cidadania ativa, com ganhos ambientais, numa verdadeira transição para a economia circular.

Todo o Circuito de recolha, triagem e armazenamento dos manuais escolares implica uma nova organização, que deve ser integralmente respeitada, em prol da segurança de toda a comunidade educativa e em consonância com as orientações emanadas da Direção-Geral da Saúde e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Devolução dos manuais escolares em 5 passos:

1. A escola irá planificar a recolha dos manuais escolares, através da definição de um calendário;
  2. Só deverá deslocar-se à escola na data e hora fixadas para o(s) seu(s) educando(s);
  3. O circuito a percorrer, entre a entrada e saída da escola, deverá ser respeitado, seguindo as indicações definidas;
  4. É obrigatório o uso de máscara, durante todo o circuito, no interior da escola;
  5. Deverão ser respeitadas todas as regras de distanciamento físico, etiqueta respiratória e higienização das mãos, determinadas pelas autoridades de saúde

Flyer: