Maratona Fotográfica "Património Religioso"

Maratona Fotográfica "Património Religioso" | 13 e 14 de Dezembro

Nos dias 13 e 14 de dezembro, estão todos convidados, comunidade escolar e cidadãos em geral, a fotografarem o património religioso, durante 24 horas, em 13 municípios do distrito de Santarém: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Entroncamento e Torres Novas.

Trata-se de uma ação conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), à qual se juntam os concelhos de Entroncamento e Torres Novas e o Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo. A Maratona Fotográfica envolve a colaboração de 13 Municípios e 25 Agrupamentos de Escolas.

A participação neste megaevento é gratuita e carece apenas de inscrição prévia através do formulário on-line disponível aqui ou do correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), até ao dia  30 de novembro (novo prazo).
Serão admitidas apenas imagens em formato digital, obrigatoriamente fotografadas com câmara digital ou telemóvel, devendo estas ser originais e ter uma frase associada. Cada participante pode enviar apenas 1 (uma) única imagem.

A Maratona Fotográfica é uma atividade integrada no projeto «Marcas da História» e, nesta 1ª edição, o objetivo é dar destaque ao património religioso destes territórios concelhos. “Fotografar o nosso património religioso” tem como mote a valorização do património religioso local aliando a partilha e a criatividade fotográfica dos participantes.

Prémios
A maratona fotográfica pode valer aliciantes prémios. Cada Município premiará as três melhores imagens em cada escalão.

• 1º escalão: alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino básico
• 2º escalão: alunos do 3º ciclo e secundário
• 3º escalão: alunos universitários e adultos em geral

Posteriormente, essas imagens irão transitar para a fase de concurso intermunicipal, na qual se habilitam aos Grandes Prémios Finais, gentilmente oferecidos pela FujiFilm.

• 1º escalão – Câmara digital Fujifilm Instax Mini 9 (valor aproximado de 100€)
• 2º escalão – Câmara digital Fujifilm XF10 Black (valor aproximado de 450€)
• 3º escalão –– Câmara digital Fujifilm X-T100 Black + XC15-45mm F35-5.6 OIS PZ (valor aproximado de 600€).

No dia 23 de abril de 2020, localmente e em simultâneo serão anunciados os vencedores da fase municipal e da fase intermunicipal.

Esta iniciativa é parte integrante do projecto “Marcas na História”. O mesmo caracteriza-se por ser abrangente e por poder ser fragmentado em subtemas que permitem um contacto com tradições, monumentos e personalidades através de ambientes de aprendizagem e de convívio capazes de desenvolver competências em diversas literacias e áreas curriculares, dentro e fora da escola. A partilha e o pensamento criativo serão aliados preciosos para o sucesso na implementação deste projeto e desta Maratona.

- Normas de particpação disponíveis aqui

- Inscrições em Alpiarça, até 30 de novembro, aqui

- Mais informações sobre a Maratona e Projecto "Marcas da História" - https://projetomarcasnahistoria.blogspot.com/