Inovar +

inovarmais

SIGE 3

sige3

Moodle

moodle

Email

inovarmais

P.A.A.

Links úteis

Escrito por Escola. Publicado em Diversos

Adolescentes - Voluntariado, Tempos Livres, Projetos

Portal da Juventude 
O Portal da Juventude tem como objetivo disponibilizar aos jovens informações várias, que sejam úteis ao seu dia a dia e que os mobilizem a participar em todos os domínios da vida social.

Centro Nacional Europass 
O Europass pode ajudar a destacar as suas qualificações e habilitações de forma clara e eficaz. Pode ajudar a remover os obstáculos ao trabalho, ao estudo ou à formação na Europa.

Fórum Estudante 
Disponibiliza informação sobre escolas, cursos e profissões. Tem ainda publicações gratuitas como o Guia Prático do Estudante, que te poderá ajudar a decidir que curso seguir após o 12º ano, e o Guia das Escolas Profissionais que te abre muitas portas para um futuro promissor.

Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado 
Neste portal poderás encontrar a legislação que regulamenta a prática de voluntariado, bem como uma listagem exaustiva das várias entidades disponíveis para acolherem voluntários.

Bolsa do Voluntariado 
Projeto de âmbito nacional que fomenta o exercício da Cidadania e da Responsabilidade Social, visa servir de ponto de encontro entre a procura e oferta de trabalho voluntário e permitir articular a necessidade de trabalho voluntário por área com a disponibilidade para o prestar por parte de pessoas e entidades.

Fundação da juventude 
A Fundação da Juventude tem como principais objetivos realizar ou apoiar iniciativas destinadas a promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional.

Agência Nacional do Programa Juventude em Ação 
É um programa da União Europeia para os jovens que promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal, o diálogo intercultural e encoraja a inclusão de todos os jovens, independentemente da sua origem educacional, social ou cultural.

EUROPASS 
Destina-se a ajudar o cidadão a apresentar as suas competências e qualificações de uma forma clara e compreensíveis em toda a Europa e a favorecer a sua mobilidade na Europa.

Portal Europeu da Juventude 
O Portal tem como grupo alvo os jovens entre os 15 e os 25 anos e pretende ainda responder às necessidades de informação daqueles que trabalham com e para os jovens.

Ano Europeu do Voluntariado 
A União Europeia instituiu, em 2011, o Ano Europeu do Voluntariado, uma vez que o número de cidadãos atualmente envolvido em trabalho voluntário é insuficiente e é preciso promover uma cidadania mais ativa.

Comunidade Europeia de Estudantes 
Neste portal podes conhecer estudantes que estão a estudar no estrangeiro, partilhar experiências e encontrar as melhores informações sobre como estudar na Europa.

Portal da União Europeia 
O sítio Web oficial da União Europeia é um bom ponto de partida se estiver à procura de informações e serviços fornecidos pela UE mas não sabe que sítio Web consultar.

 

Autoridades Nacionais

MEC – Ministério da Educação e Ciência
O site do Ministério da Educação e Ciência apresenta a estrutura detalhada do sistema educativo português, metas de aprendizagem, calendário escolar e de exames, competindo-lhe definir, executar e avaliar a política nacional para a educação e ciência, a tecnologia e o ensino superior, bem como para a sociedade da informação.

MSESS– Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social 
É o departamento governamental responsável pela gestão dos assuntos respeitantes à segurança social e ao emprego.

Vi@s 
Portal de Orientação, onde pode encontrar, entre outras, informação sobre o sistema educativo e formativo e sobre 190 profissões.

 

Educação, Formação, Mobilidade

DGE – Direção Geral de Educação 
Assegura a concretização das políticas relativas à componente pedagógica e didática da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário e da educação extraescolar, bem como assegura a organização e realização dos exames.

ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional 
Coordena a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos e assegura o desenvolvimento e a gestão do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional 
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. promove a criação e a qualidade do emprego e combate o desemprego, através da execução das políticas ativas de emprego e formação profissional.

Agência Nacional PROALV 
O Programa Erasmus+ tem como objetivo promover a mobilidade ao longo do percurso educativo em diferentes níveis de ensino.

Pontos Nacionais de Referência para as qualificações 
Em todos os países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu existe um Ponto Nacional de Referência para as Qualificações que permite aceder a informações sobre as qualificações profissionais.

EUROGUIDANCE – Portal Europeu para a Orientação Profissional 
A Euroguidance promove a mobilidade, ajudando os profissionais de orientação e outros a compreenderem melhor as oportunidades disponíveis para os cidadãos Europeus na Europa.

ELGPN – Rede Europeia de Políticas de Orientação ao Longo da Vida 
Promove a cooperação no desenvolvimento de políticas e sistemas de prestação de orientação ao longo da vida, a nível nacional, através da cooperação europeia de 27 países.

ENIC-NARIC – Reconhecimento das qualificações 
A rede ENIC-NARIC promove o reconhecimento académico de diplomas e períodos de estudo nos Estados-Membros da União Europeia, nos países do Espaço Económico Europeu e nos países da Europa Central e Oriental.

EURES – Portal Europeu da mobilidade profissional 
A rede EURES (Serviços Europeus de Emprego) visa facilitar a livre circulação de trabalhadores nos países do Espaço Económico Europeu.

PLOTEUS – Portal Europeu para a aprendizagem 
Ajuda os estudantes, os candidatos a emprego, os trabalhadores, os pais, os orientadores e os formadores a encontrar informações sobre as oportunidades de estudo disponíveis a nível europeu.

EURIDYCE – Rede de informação sobre educação na Europa 
Base de dados com informações e inquéritos estatísticos sobre os sistemas nacionais de ensino na Europa.

Estudar na Europa 
Estudar na Europa disponibiliza informações atualizadas sobre 32 países europeus, as suas universidades e o que é necessário para viver e estudar nesses países.

EURODESK 
A Eurodesk é uma Rede Europeia de Informação com serviços em 31 países e que oferece um acesso único à informação europeia aos jovens e aos profissionais da área de juventude.

CEDEFOP 
Disponibiliza conhecimento científico e técnico em áreas específicas da educação e formação profissional e promove a troca de ideias e boas práticas entre os diferentes parceiros no espaço da União Europeia.

Quadro Europeu de Qualificações 
Este quadro visa reforçar a mobilidade dos estudantes e trabalhadores e permite que os trabalhadores sejam móveis sem deixarem de ser reconhecidos em termos de qualificações para além das fronteiras nacionais.

Portal Cursos de Formação Grátis
O Portal Cursos de Formação Grátis foi criado com o objectivo de dar a conhecer as mais diversas ofertas de formação grátis, remuneradas e / ou subsidiadas em Portugal.

 

Ensino Superior

Acesso ao Ensino Superior 
Este portal disponibiliza informação sobre formações pós-secundárias (Cursos de Especialização Tecnológica) e o acesso ao ensino superior, bolsas de estudo, universidades, institutos e os cursos que oferecem, etc.

Guia do Estudante - Expresso 
Este Guia do Estudante Universitário é um excelente ponto de partida para todos aqueles que pretendem vir a frequentar a universidade. Alguns dos temas abordados são: cursos, pesquisa de exames, leis, etc..

Portal Universia 
Para quem pretender vir a frequentar a Universidade, a Universia disponibiliza informação sobre cursos, bibliotecas, emprego, carreiras, bolsas e uma série de serviços relacionados com o mundo académico.

 

Estágios Profissionais

Programa Estágios Emprego 
Medida promovida, gerida e executada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, apoia a realização de estágios profissionais em PME, de jovens com uma qualificação superior em áreas de educação e formação relevantes para a inovação e a gestão dessas empresas.

Programa de Estágios TIC 
Esta iniciativa proporciona uma formação de qualidade aos alunos do ensino profissional em empresas de referência, valoriza o ensino profissional e une as escolas e as empresas numa grande iniciativa nacional.

 

Pais e Encarregados de Educação

CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais 
Possibilita e facilita o dever que compete aos pais e encarregados de educação, de orientarem e participarem ativamente como primeiros responsáveis na educação integral dos seus filhos e educandos.

Educare.pt 
É um portal que se dirige especialmente a alunos, pais, professores e educadores em geral, e que pretende ser um auxiliar precioso e indispensável para todos aqueles que procuram saber e aprofundar conhecimentos.

Programa Garantia Jovem 
A Comissão Europeia criou um programa de combate ao desemprego jovem, que integra um conjunto articulado de medidas de educação, formação e estágios tendo em vista a integração sustentada dos jovens no mercado de trabalho.

 

Profissões

CNP – Classificação Nacional de Profissões
Conjunto de todas as profissões existentes em Portugal e da sua respetiva descrição funcional, apresentando-se agregadas por grupos profissionais.

Cidade das Profissões 
Promove o conhecimento sobre educação, formação ao longo da vida e emprego, que possibilita escolhas e decisões informadas.

Mundo das Profissões 
Informa sobre as saídas profissionais de nível secundário e qualificações que lhes dão acesso, promove o contacto dos jovens com o mundo do trabalho e apoia as escolas e os centros de formação na orientação das suas escolhas.

Futuros Profissionais 
Site para adolescentes com informação atualizada sobre diversas áreas de interesse: profissões, provas modelo de exames nacionais, resumos, etc.

Profissões 
É um guia de caracterização profissional, com descrição de cerca de 40 profissões, cujo objetivo é proporcionar aos jovens informação sobre várias profissões.

Política de cookies

Escrito por Escola. Publicado em Diversos

O que são cookies?

"Cookies" são pequenas etiquetas de software que são armazenadas no seu computador através do navegador (browser), retendo apenas informação relacionada com as suas preferências, não incluindo, como tal, os seus dados pessoais.

Para que servem os Cookies?

Os cookies servem para ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos seus websites, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.

Que tipo de cookies existem?

Existem dois grupos cookies que podem ser utilizados:

  • Cookies permanentes - são cookies que ficam armazenados ao nível do browser nos seus equipamentos de acesso (PC, mobile e tablet) e que são utilizados sempre que faz uma nova visita a um dos nossos websites. São utilizados, geralmente, para direcionar a navegação aos interesses do utilizador, permitindo-nos prestar um serviço mais personalizado.
  • Cookies de sessão - são cookies temporários que permanecem no arquivo de cookies do seu browser até sair do website. A informação obtida por estes cookies serve para analisar padrões de tráfego na web, permitindo-nos identificar problemas e fornecer uma melhor experiencia de navegação.

 

Para que fins utilizamos cookies?

  • Cookies estritamente necessários Permitem que navegue no website e utilize as suas aplicações, bem como aceder a​ áreas seguras do website. Sem estes cookies, os serviços que tenha requerido não podem ser prestados.
     
  • Cookies Analíticos
    São utilizados anonimamente para efeitos de criação e análise de estatísticas, no sentido de melhorar o funcionamento do website.
     
  • Cookies de Funcionalidade
    Guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.

 

Como pode gerir os cookies?

Todos os browsers permitem ao utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies, nomeadamente através da seleção das definições apropriadas no respetivo navegador. Pode configurar os cookies no menu “opções” ou “preferências” do seu browser.

Note-se, no entanto, que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

Vírus do sarampo

Escrito por Escola. Publicado em Diversos

Informação

A Direção-Geral da Saúde informa:

  1. O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde 4 dias antes 4 dias depois do aparecimento da erupção cutânea;

M. da Educação

C.M. de Alpiarça

CF Lezíria do Tejo

APEEA

 

Localização

Quem está online

Temos 52 visitantes e 0 membros em linha

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies.
Mais Informação Ok