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Dia do Desporto e da Comunidade Educativa

Informo-mos todos os encarregados de educação que no dia 10 de maio, de acordo com o ponto 3.3. do Despacho nº 5458-A/2017, de 22 de junho (calendário escolar) o nosso agrupamento irá comemorar o Dia do Desporto e da Comunidade Educativa no Complexo Desportivo e Albufeira dos Patudos – Alpiarça.

Os objetivos desta atividade são os seguintes:

  • Promover estilos de vida saudável;  
  • Promover a criação de uma cultura desportiva de escola;
  • Motivar e desenvolver competências nos alunos dos Cursos Profissionais e Vocacionais, designadamente no âmbito do planeamento e gestão de atividades desportivas;
  • Sensibilizar para a importância da preservação ambiental;
  • Contribuir para o combate ao insucesso e abandono escolar;
  • Promover o convívio e a partilha de experiências significativas entre os vários elementos da Comunidade Educativa.

Todos os alunos, professores, funcionários e parceiros do A.E. José Relvas vão participar na atividade.

1.           HORÁRIO: das 8:20 às 15:30

8:20 – 9:05 – alunos vão para as salas de aula de acordo com o horário de cada turma.

9:10 – Professores e alunos deslocam-se para o local da atividade

Alunos do 2º e 3º ciclos e secundário – Ponto de Encontro “C”

15:30/16:00 – Alunos regressam à Escola EB2,3/S José Relvas. Todas as turmas que a partir das 16:10 tenham aulas, as mesmas serão asseguradas.

 

2.           PROGRAMA de ATIVIDADES:

Das 10h00 às 13h20 – Atividades Desportivas

Das 13h20 às 14h45 – Piquenique / Convívio

Das 14h45 às 15h30 – FESTA DA ESPUMA

 

3.   ALIMENTAÇÃO: A alimentação é da responsabilidade de cada aluno. Das 13h20 às 14h45 todos os participantes irão fazer um piquenique/convívio no espaço das atividades. Os pais e encarregados de educação poderão acompanhar as atividades e, caso entendam, participar no piquenique.

 

4.   PONTO DE ENCONTRO/TRANSPORTE:No período da manhã, o transporte é realizado normalmente para a escola. Às 17 horas a recolha dos alunos transportados será efetuada junto ao local onde a estrada da barragem será cortada. (cruzamento próximo do início do parque de campismo). O transporte será assegurado normalmente.

5. INSCRIÇÕES: Todos os alunos estão automaticamente inscritos nas atividades sendo acompanhados pelos diretores de turma, funcionários, professores de Educação Física e alunos dos cursos vocacionais e profissionais da escola sede, elementos da associação de pais e encarregados de educação e elementos responsáveis pelo desenvolvimento de algumas atividades de entidades parceiras. Salvaguarda-se a existência de distintas atividades. As atividades serão direcionadas e adaptadas às faixas etárias dos alunos.

 

6. EQUIPAMENTO: Todos os participantes devem ser portadores de equipamento desportivo adequado às caraterísticas das atividades e condições do local do desenvolvimento das mesmas.

7. BALNEÁRIOS: Os balneários a utilizar serão os do complexo desportivo.

8. ATIVIDADES: Professor responsável pela coordenação das atividades-Nuno Teixeira

ATIVIDADES DINAMIZADAS:

ESTAÇÕES

ATIVIDADE

HORÁRIO

 

4

Dança

A definir

 

1

BTT

Das 10:00 às 13:20

 

2

Jogos Tradicionais

 

3

Batismo a cavalo

 

5

Crossfit

 

6

Atletismo

 

7

Canoagem

 

8

Karaté

 

9

Patinagem

 

10

Escalada

 

11

Corfebol

 

12

Basebol

 

13

Orientação

 

14

Tiro com Arco

 

15

Ténis

 

16

Futebol

 

17

Petanca

 

4

Festa da Espuma

Das 14:30 às 15:30

 

OUTROS LOCAIS

 

C

PONTO DE ENCONTRO ALUNOS 2º,3º CICLOS E SEC.

Das 9:00 às 15:30

 

D

BOMBEIROS

Das 9:00 às 15:30

E

TENDAS DE ENTIDADES

Das 9:00 às 15:30

F

ABRIGO DE MOCHILAS

Das 9:00 às 15:30

G

WC

Das 9:00 às 15:30

H

POSTO 1º SOCORROS

Das 9:00 às 15:30

 

 

9.   MAPA DO LOCAL DA ATIVIDADE: Será distribuído a cada aluno.

 

10.RECOMENDAÇÕES:

 

  • Os alunos devem trazer roupa desportiva, calçado confortável, chapéu e uma manta;
  • Devem trazer uma roupa suplente para participar nas atividades aquáticas e na FESTA DA ESPUMA;
  • Devem trazer água para se hidratarem ao longo do dia;
  • É importante a aplicação de protetor solar para se protegerem dos raios solares;
  • Para além do almoço, devem trazer reforços alimentares para o meio da manhã e meio da tarde.

 

11.ANTES/APÓS AS ATIVIDADES:

·                     Às 8h20 os alunos devem deslocar-se à sala de aula na escola sede para se proceder à chamada e receber informações dos professores sobre as atividades.

·                     Os alunos que não comparecerem à atividade terão falta às disciplinas marcadas no seu horário.

·                     Às 9h10 os alunos e os respetivos professores devem sair da escola e deslocaram-se para a albufeira dos Patudos - Ponto de Encontro “C”.

·                     Os alunos só poderão ausentar-se da atividade no final do horário estipulado para o seu nível de ensino.

·                     Caso algum aluno abandone as atividades antes do seu términus terá de avisar o diretor de turma/professor e assinar um documento especifíco.

·                      Quem não estiver pesente, no final da atividade, ser-lher-á marcada falta.

·                     Não trazerem valores nesse dia para a atividade.

·                     Não dispersar dos restantes colegas de turma e professores.

 

12.DURANTE AS ATIVIDADES:

·                    Os alunos apenas poderão sair do grupo-turma com autorização dos professores/funcionários que os estão a acompanhar.

·                    Participar nas atividades com ordem e civismo.

·                    Os alunos apenas poderão participar nas atividades de caráter livre ou direcionadas ao seu ciclo de ensino.

·                    Durante as atividades é expressamente proibido o banho na Albufeira.

·                    Não deitar lixo para o chão.

·                    Não destruir ou danificar as zonas verdes e o habitat natural.

·                    Os Bombeiros Municipais de Alpiarça estarão presentes a dar apoio a todas as atividades, dentro e fora, da albufeira.

·                    No local da atividade estará uma equipa médica de emergência.

 

ANTES E APÓS AS ATIVIDADES:

·         As professoras devem juntar a turma e realizar a chamada a fim de verificar se todos os alunos estão presentes. Quem não estiver presente ser-lhe-á marcada falta, correspondente a um dia normal de atividade letiva.

 

 

Saudações desportivas e saudáveis

Alpiarça, 7 de maio de 2018

A Diretora

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M. da Educação

C.M. de Alpiarça

CF Lezíria do Tejo

APEEA

 

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