• Bem-Vindo/a

Novo Logo

Nova imagem do Agrupamento

Novo site

Disponível para todos os equipamentos

• Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Educação Pré-Escolar - Perguntas Frequentes

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida (Lei-Quadro - Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro), destinando-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico. É ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar, sendo a tutela pedagógica da competência do Ministério da Educação (Lei-Quadro e Decreto-Lei n.º 147/97, de 11 de junho).

A responsabilidade do atendimento das crianças dos 0 aos 3 anos de idade é do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Coordenar, acompanhar e propor orientações, em termos científico-pedagógicos e didáticos, para as atividades da educação pré-escolar, constitui uma missão da Direção-Geral da Educação.

Neste âmbito e tendo em consideração dúvidas que têm vindo a ser colocadas a estes serviços, foi elaborado um conjunto de Perguntas Frequentes com o objetivo de esclarecer os profissionais, as famílias, as instituições e o público em geral sobre questões relacionadas com a educação pré-escolar.

Aventura para todos

No passado dia 9 de outubro, a turma 12º B do Curso Profissional de Técnico de Desporto colaborou na organização das atividades de iniciação ao Paintball e Canoagem sobre o tema da atividade "Aventura para todos", organizada pelo CRIAL.

A atividade contou com a participação de cerca de 70 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alpiarça, Almeirim, Fazendas de Almeirim, Coruche, Salvaterra de Magos, Marinhais e do CRIAL.

Projeto ERASMUS+ - Azulejos

Projeto ERASMUS+

Azulejos – Uma viagem cultural do passado ao futuro

O nome AZULEJO vem do árabe e ganhou tradição em terras portuguesas. Tem 500 anos de produção nacional e é caso único como elemento decorativo e arquitetónico. Revestiu igrejas, palácios e mudou a paisagem urbana durante séculos.

O convite para participar, surge a partir de uma escola secundária localizada num Castelo Medieval no norte da Alemanha,  Realschule Dornum. O projeto está aprovado e os países participantes são: Alemanha, Portugal, Turquia, Croácia e Lituânia, com uma duração de dois anos letivos.

Estagiária Erasmus+

No ano letivo de 2019/2020, o Agrupamento de Escolas José Relvas contará com a estagiária Petra Slankovic, oriunda da Eslovénia, para realizar no nosso país, na nossa vila, na nossa escola um estágio profissional, no âmbito do Programa Erasmus+, durantes os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

A aluna frequenta a Universidade de Liubliana, Faculdade de Educação, primeiro ano de Mestrado em Educação. Durante o estágio irá ser supervisionada pela professora Virgínia Esteves, consistindo este programa em observação de aulas da supervisora, auxilio da professora supervisora em sala de aula e na realização e preparação de materiais e atividades, acompanhamento de alunos nas suas aprendizagens individualmente ou em pequeno grupo, planificação e realização de atividades em sala de aula, cooperação e relacionamento com a comunidade escolar, estabelecimento relações profissionais e de amizade com a comunidade escolar e encarregados de educação, desenvolvimento de metodologias e boas práticas profissionais, promover a autorreflexão e autoavaliação.

Informação - Início do Ano letivo 2019/20

Dia 13 de setembro

Início das atividades letivas de acordo com o seguinte horário:
 9:00 h – Receção aos Alunos e Encarregados de Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico (nas respetivas escolas);
11:00 h - Receção aos Alunos e Encarregados de Educação do 5º ano. Estes alunos serão recebidos no Auditório pela Direção Executiva e Diretores de Turma;
14:30 h - Receção aos restantes Alunos e Encarregados de Educação da Escola Sede. Estes alunos serão recebidos pelos respetivos Diretores de Turma.
18:30h – Reuniões com os Encarregados de Educação do ensino Ensino Pré-Escolar.

De 17 a 20 de setembro

18:30 h – Reuniões com os Encarregados de Educação de todos os níveis de ensino, por turma, de acordo com a seguinte calendarização:
Dia 16 - 1º Ciclo (início da reunião com elementos da direção executiva para os 1º e 2º anos, em conjunto, para apresentação do Plano de Inovação);
Dia 17 – 2º Ciclo (início da reunião com elementos da direção executiva para os 5º e 6º anos, em conjunto, para apresentação do Plano de Inovação);
Dia 18 - 3º Ciclo (início da reunião com elementos da direção executiva para os 7º e 8º anos, em conjunto, para apresentação do Plano de Inovação).
Dia 19 – Ensino Secundário.

Dia 27 de setembro

- Inauguração do Ginásio de fitness.